50 ANOS DEPOIS
Exposição relembra 50 anos da primeira entrevista que Chico Xavier concedeu a Saulo Gomes

A primeira vez que Saulo Gomes ouviu falar de Chico Xavier foi em 1961. Somente sete anos depois ele conseguiu uma entrevista. Antes de dizer sim para a reportagem, Chico quis conhecer o repórter, sem a equipe. Esse encontro foi no dia 02 de fevereiro de 1968, na instituição Comunhão Espírita Cristã, mantida pelo espírita.

Primeiro Saulo ficou distante, acompanhando a sessão, depois foi chamado para conversar, na cozinha. Enquanto o café era coado, eles falavam sobre várias coisas. Até que o médium ficou em silêncio. Então ele disse que Saulo era quem ele pensava e o autorizou a retornar ao Hotel e chamar a equipe de cinegrafista para a gravação da reportagem. Depois desse encontro, foram muitos outros. Chico Xavier participou do programa Cidade contra Cidade e de duas edições do Pinga Fogo, que entraram para a história da audiência da TV Brasileira.

Essas histórias e outras poderão ser revisitadas na exposição – 50 anos depois – organizada pelo RibeirãoShopping, inaugurada no dia 01 de outubro. O visitante poderá ver publicações sobre o relacionamento do repórter e do médium, assistir muitas entrevistas, ouvir as histórias contadas pelo próprio repórter e ler a psicografia que Chico fez de Emmanuel para Saulo na noite de 5 de junho de 1968.

Com o tempo e com a predileção de Chico Xavier por Saulo Gomes, o profissional da imprensa passou a ser chamado de “repórter do Chico”. É essa trajetória de amizade e trabalho que será exposta no espaço do Shopping ao longo do mês de outubro.

Também nesta data foi lançado esse novo site do Saulo Gomes, com uma nova linguagem visual e caminhos para que apreciadores e pesquisadores possam visitar o trabalho do repórter. Entre todas as suas reportagens, também as realizadas com Chico Xavier.

Setor Terra Vermelha – Ribeirão Shopping




Psicografia recebida por Chico Xavier – de Emmanuel para Saulo Gomes, em 05/06/1968